sábado, 20 de agosto de 2011


Artigo
MAIS UM PERFIL DA ESCOLA BRASILEIRA
Nazareno Varela*

A Escola brasileira deixou de ser renovada  faz algum tempo, passando assim,  a  ter uma característica de escola contemporânea, que busca conhecimento, procurando recursos nos "clados" da sabedoria de pensadores e estudiosos que deixaram seus legados escritos em livros com o passar do tempo.

Podemos dizer que Escola brasileira hoje, passa por um processo de renovação  continuada, onde os estudos avançam em busca  de um denominador diferenciado de educação e inclusão para tudo, como também, para todos. Primeiro deve-se haver um trabalho conciso e notório na área da educação especial, preparando mediadores que influam no processo ensino-aprendizagem, pois, a escola por incrivel que pareça está perdendo aos poucos sua identidade.

Nosso alunado a cada momento que passa, eleva o seu conhecimento através dos meios de comunicação paralelos que lhes são em seu proprio meio de convivência familiar ou sócio-escolar e isso, faz com que o docente corra atrás de novos recursos para que o educando não perca o ânimo na escalada do aprendizado fazendo com que as ruas não o atraiam mais que a escola.

Além disso, a escola e seus "comandantes", devem olhar com carinho para o esforço exercido pelos nossos normalistas, para que esse individuo, extraordinário e construtor dos conhecimentos que é o professor, faça a diferença no futuro dessa nação que com toda evolução que vem passando com economia forte, porém nova, ainda faça-se exclusa socialmente ante os olhares de outras nações superpotentes que vêem o desenvolvimento sustentável de países emergentes de cima para baixo e para que o professor não perca o ânimo de desenvolver bons trabalhos na escola, migrando para um novo tipo de profissionalismo que ao menos se identifique com o potencial, com a escola, ou com seu meio social.

Tendo resolvido esses pequenos problemas, pode se pensar em desenvolver e trabalhar como uma escola renovada, voltada para a incusão social de maneira completa e consistente. Logo, enquanto o professor se menosprezar, for menosprezado e tiver seu trabalho ignorado, tudo isso servirá de alvo negativo para aqueles que impõem dificuldades fazendo com que , não se desenvolvam bons trabalhos nos recursos do ensino-aprendizagem, bem como, o atendimento aos portadores de deficiências especiais.

* Nazareno Varela, 47, é natural de São Miguel do Gostoso-RN, graduado em Biologia pela UERN, é professor da rede pública e privada no município de Macau. 

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