sábado, 22 de dezembro de 2012


No caminho certo
Escola Estadual Profª  Maria de Lourdes Bezerra destaca-se entre as escolas públicas de Macau-RN

Com 29 anos de serviços prestados ao município de Macau, principalmente aos estudantes dos bairros do Valadão e Porto São Pedro, onde está localizada, a Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Bezerra vem consolidando-se nos últimos dez anos como o melhor estabelecimento de ensino da rede pública de Macau.

Enfrentando um quadro desfavorável, como a imensa maioria de escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte, com a falta de investimento - não possui laboratório de informática nem quadra de esporte – a escola vem sedimentando a sua marca de competência na Educação macauense.

Ancorada numa gestão participativa, os resultados vem, a cada ano, numa crescente de rendimento, apresentando os melhores índices de aprendizagem entre todas as escolas públicas do ensino fundamental do município nas avaliações do sistema SAEB.

A participação dos seus alunos nas Olimpíadas de Matemática e de Língua Portuguesa atesta o trabalho da escola. Nas últimas edições das olimpíadas, a Maria de Lourdes, como é chamada pelos alunos, tem se destacado com a participação nas duas disciplinas. Maria José Cavalcante Barbosa, em Língua Portuguesa, foi uma das semifinalistas nacionais na edição 2012, e Gustavo Barbosa do Nascimento tem marcado presença com menções honrosas em Matemática.

A prova deste crescimento é o número de alunos aprovados no IFRN. A Maria de Lourdes também é a escola pública macauense que mais aprovou alunos no IFRN Campus Macau. Cristiana Oliveira, Márcio Silva, Gustavo Nascimento, Gislaydy Cristina e Lucas Oliveira foram aprovados no último concurso para ingressarem no IF em 2013.

Para o diretor professor João Cândido, estes resultados não surpreendem àqueles que conhecem o trabalho desenvolvido na escola. “A escola Maria de Lourdes Bezerra tem um diferencial de qualidade, firmado principalmente em dois fatores. Primeiro, a busca pela qualidade da aprendizagem que os seus professores tem como objetivo. O segundo é a participação dos alunos, que vem se consolidando nos últimos 10 anos. Os resultados não poderiam ser diferentes, mesmo não desfrutando as condições que gostaríamos de ter”.

Márcio Silva, concluinte e um dos aprovados no IFRN Campus Macau, disse que o “Maria de Lourdes nos deu condições de aprender e nos divertir ao mesmo tempo, fazendo com que o aprendizado se tornasse algo prazeroso e divertido. A escola também nos deu ideais e nos fez pensar e ver as coisas de outro modo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário