terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Projeto prevê isenção de IR sobre remuneração de professores

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2607/11, do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), que concede isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física sobre a remuneração de professores. Pela proposta, para ser beneficiado o profissional precisa estar em efetivo exercício na rede pública de educação infantil, fundamental, média e superior.

O autor do projeto entende que cabe ao poder público criar mecanismos que incentivem o maior número possível de pessoas a exercer o magistério. "Ao longo dos anos, percebemos o quanto o professor tem sido sacrificado, não só no aspecto salarial, como também na tributação de seus ganhos. Educar é uma arte. Mas também é um trabalho de grande impacto social, com repercussão no desenvolvimento do País", argumenta.

O deputado cita como exemplo da importância da carreira o fato de que muitos juízes, legisladores e altos funcionários da administração pública já foram professores e usam a experiência adquirida na relação com os alunos para o desempenho de suas funções públicas. "O magistério já é, por si mesmo, sacrificante, exigindo dedicação absoluta de quem o exerce. É justo que se dê aos profissionais dessa área um tratamento condigno", avalia Bornier.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (AGÊNCIA CÂMARA, 06/02/12)

Fonte: www.cnte.org.br, acesso em 07/02/2011 13:40

2 comentários:

  1. Parabésns ao deputado Felipe Bornier (PSD-RJ). Um ato como esse beneficia diretamente a cada professor, pois o IR é uma dessafronta ao bem estar do cidadão que já tem uma lista de impostos a pagar. Fslsnfo-se do professor, é tamanha importância que seja um profissional cheio de incentivo. Chega de tanta humilhação. O PISO nacional que nos diga! Parabéns Deputado!

    ResponderExcluir
  2. Parabésns ao deputado Felipe Bornier (PSD-RJ). Um ato como esse beneficia diretamente a cada professor, pois o IR é uma dessafronta ao bem estar do cidadão que já tem uma lista de impostos a pagar. Falando-se do professor, é tamanha importância que seja um profissional cheio de incentivo. Chega de tanta humilhação. O PISO nacional que nos diga! Parabéns Deputado!

    ResponderExcluir