terça-feira, 16 de julho de 2013

Educação: Macau acorda

Mães de alunos da E.M. Padre João Penha Filho protestam contra falta de aulas





As mães dos alunos da Escola Municipal Padre João Penha Filho, na sede do município de Macau-RN, cansaram. Na manhã desta terça 16 deixaram seus afazeres de donas de casa e de trabalhadoras e foram às ruas cobrar os direitos dos seus filhos.


Cansadas das promessas, as mães  haviam sido convocadas para uma reunião na referida escola com o Conselho Escolar. A pauta inicial eram os informes sobre a paralisação das aulas por causa da reforma que começou no ano de 2012.

Após serem informadas que nenhuma das promessas feitas numa reunião anterior pelo secretário da Educação  foram cumpridas, as mães indignadas, resolveram cobrar satisfações  diretamente na Secretaria da Educação. Em caminhada, rumaram para a secretaria. Não encontraram o secretário. Um funcionário da secretaria informou apenas que o secretário não estava. E calou-se. As mães, não. E exigiram a presença do secretário para lhes dar satisfação. Como o secretário não veio, as mães decidiram ir falar diretamente com o prefeito.



E rumaram pelas ruas da cidade em direção à prefeitura. Na prefeitura, ocuparam a antessala do prefeito e protestando também cobraram a presença do chefe do executivo para tomar providências. são 704 alunos sem aulas desde que as aulas foram paralisadas em virtude da interdição de quatro salas de aulas que ameaçavam desmoronar.



Às pressas, uma reunião do prefeito com os vereadores foi desmarcada e o prefeito se viu obrigado a uma audiência de emergência com as mães dos 704 alunos que estão sem aulas.


Indignadas pela falta de respeito da administração com os seus filhos, as mães cobraram imediatas providências do chefe do executivo municipal. Colocaram no canto da parede tanto o prefeito como o secretário da Educação ao questionar o descumprimento das repetidas promessas de resolverem a questão.

O resultado da audiência foi mais um documento assinado pelo prefeito e pelo secretário. Uma das mães, após ouvir novamente as promessas do prefeito, disse não acreditar em nenhuma das palavras; nem do prefeito nem do secretário. O prefeito e o secretário comprometem-se de novo a "entregar as salas de aulas na sexta-feira, 19 de julho; a implantar a inspeção da merenda escolar com acompanhamento de nutricionista, durante 15 dias; instalar de imediato 05 (cinco) bebedouros, sendo um em cada bloco da escola e ainda  22 (vinte e dois) ventiladores nas salas de aulas e por fim, nomear uma vice-direção para a escola."

Laudo técnico não foi apresentado. Pais temem pela segurança dos alunos
PREOCUPAÇÃO Os pais e mães, entretanto, temem que uma parte do problema não esteja sendo devidamente tratado como deveria. As quatro salas de aula que foram interditadas não estão ainda inteiramente reformadas e, mais preocupante, a reforma que reergueu foi feita de uma forma que causa preocupação tanto aos pais como aos professores (as tesouras de ferro que darão sustentação ao telhado não foram colocadas sobre uma estrutura de concreto). O laudo técnico que deveria ter sido apresentado ao Conselho Escolar e aos pais, como prometido pelo secretário de Educação, ainda não foi apresentado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário