domingo, 16 de outubro de 2011

15 de Outubro

OS PROFESSORES NA PRAÇA

Professores de Macau realizam ato público na
Praça da Conceição de no seu dia
As homenagens no dia 15 de outubro são mais que merecidas. As "festas", entretanto, não conseguem esconder uma realidade cruel para com os milhares de professores e professoras brasileiros. Num momento em que a conjuntura socioeconômica aponta para melhores condições de vida para todos os trabalhadores, depois de séculos de estagnação, intolerância e perseguição. Entretanto...
O trabalhador brasileiro, e em especial o professor, vislumbra mudanças que venham ao encontro da sua valorização e do seu reconhecimento. Apenas vislumbra. E as comemorações se esvaem no sentimento de impotência frente às políticas publicas, em todas as esferas administrativas do país, mais notadamente nos estados do norte e do nordeste brasileiro. O professor ainda continua sendo perseguido, moralmente assediado, e obrigado a uma carga de trabalho que, antes do tempo, faz com que ele perca a motivação e as condições físicas para exercer a sua profissão.
O desrespeito por parte dos gestores estaduais e municipais é flagrante quando se sabe que as leis aprovadas no Congresso Nacional são desrespeitadas. E o mais cruel, nesse aspecto, é que o poder judiciário, em suas instâncias maiores advoga em favor dos que desrespeitam a legislação, investindo contra a própria Constituição da República. A comemoração, em cada canto do país, descontando infelizmente os que não conseguiram fugir ainda da alienação, fruto da enganosa propaganda oficial, deu lugar aos gritos de protestos.
Macau retrata esta situação e, portanto, não ofereceu ainda aos seus professores e professoras nenhum motivo para comemoração. Para Araújo Neto, coordenador estadual do SINTE-RN, "esta administração não vê a Educação como um investimento com certeza de retorno garantido. E assim, os profissionais do magistério continuam a fazer suas manifestações de repúdio contra a incompetência dessa política educacional da atual administração do município".
Reunidos na Praça da Conceição, os professores e professoras homenagearam, numa retrospectiva histórica, os seus companheiros de ontem e de hoje na educação de Macau, e fizeram uma panfletagem com a mensagem de repúdio aos gestores municipais. A noite de protesto continuou no Lions Club, no jantar oferecido pela secretaria de educação, quando uma mensagem foi levada aos presentes, mostrando que os professores não buscam promessas. A mensagem reafirma que os professores exigem o estrito cumprimento das leis, e a valorização profissional da categoria.
Fotos: ArquivoMacauEducação

Nenhum comentário:

Postar um comentário