domingo, 9 de outubro de 2011

Educação Inclusiva

A Tecnologia Assistiva

Suzana Costa, doutora em Psicobiologia, numa aula sobre a tecnologia
assistiva para professores do ensino básico em Macau

As tecnologias assistivas são instrumentos que você utiliza para facilitar a vida das pessoas com deficiência. Essas tecnologias, às vezes, são coisas simples, como fazer uma adaptação no copo, no lápis, na cadeira, nos objetos de uso diário. Assim, você não só dá acessibilidade às pessoas com deficiências aos objetos que elas precisam usar como também possibilita a liberdade necessária para a independências destas pessoas.

Equipamentos de uso diário adaptados*
Então, uma das mais importantes invenções na área vem a ser os aparelhos eletroeletrônicos que permitem a gravação e sintetização da voz, permitindo assim a comunicação da pessoa com deficiência. Um exemplo são as pessoas com TGD (Transtornos Globais de Desenvolvimento)  ou Espectro Autístico. Neste grupo, as pessoas com deficiência que não conseguem falar são beneficiadas com o uso dos produtos da tecnologia assistiva, como se pode ver nas imagens abaixo.

 
Equipamentos eletroeletrônicos usados na comunicação*
"A dimensão mais importante do uso da tecnologia assistiva conforma-se no acesso e na possibilidade concreta de expressão, verbalizando a fala do indivíduo. E nisso você está descobrindo um mundo que antes não se conhecia. E isto é muito importante na vida da pessoa com deficiência", afirma Suzana Costa, especialista em Inclusão Escolar de pessoas com deficiência.

(*) Fotomontagens sobre imagens do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário