segunda-feira, 15 de outubro de 2012


Comemorar o quê?

A cada ano o calendário, em nosso país, marca o dia de hoje, 15 de outubro, como aquele dedicado aos seus mestres. Que mestre é este que não é ouvido nos seus mais íntimos e legítimos anseios?
O que comemorar neste dia?
Os discursos fáceis? As promessas repetidas? O desrespeito? A desvalorização? A aposentadoria precoce? A queda assustadora da qualidade de vida? O desencanto? A falta de perspectiva?
A falta de uma política pública para a Educação por parte do gestor municipal?
A covardia de colegas de profissão que se omitem?
Isto e mais um pouco compõe o retrato lastimável do profissional da educação no Brasil. Este é o quadro vergonhoso do professor de Macau.
O que comemorar?
Nosso Compromisso.
O compromisso que temos, todos os dias, de sair de casa e enfrentar e fazer funcionar aos trancos e barrancos as nossas bem pintadas e abandonadas escolas.
O compromisso, por cima de pau e pedra, de preparar nossa aula nos finais de semana, à meia-noite, nos feriados, enquanto, mães de família e donas de casa, nos preocupamos com nossos deveres de mãe ou pai, e nossa responsabilidade com o nosso aluno.
Comemorar o instante mágico em que o nosso aluno, com a nossa ajuda, verbaliza sua primeira leitura numa oralidade que nos emociona.
Comemorar, ainda, os companheiros que na nossa entidade sindical, nos representam com denodo, coerência e compromisso na luta pelos nossos direitos.
Lembrar-se dos companheiros que estiveram nesta luta conosco e que hoje estão na nossa lembrança...
Comemorar a crença da comunidade no Dia do Professor...
Comemorar, a partir de todos os compromissos que temos com o estudante macauense, a crença que ainda temos em nós mesmo de querer e poder mudar para melhor a vida da comunidade e a nossa própria vida.
No dia do professor, “Você pode até dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único. Eu espero o dia, colega professor, em que você se juntará a nós”...
Então teremos,  juntos, mais o que comemorar.

4 comentários:

  1. A classe de professor é a mais difícil de se unir principalmente politicamente...Os de Macau é ridículo, sabe-se e é fato que Fátima Jácome e Geruza humilhava todos os professores, os chamando de vagabundos, desocupados e outros desaforos, e o que vimos: Muitos professores vestindo a camisa delas e com certeza, votando também! Na verdade toda Macau não despertou ainda para a besteira que fez: Eleger um uma pessoa que não tem uma identidade popular! Mas Nazareno, é muito difícil!!!

    ResponderExcluir
  2. Como os professores de Macau são MASOQUITAS, vão comemorar: Onão pagamento do piso, as humilhações sofridas por mais de sete anos, falta de estrutura nas escolas, falta do diário de sala que ainda não tem, falta de vergonha!!!!

    ResponderExcluir
  3. E a feira pedagógica? Uh já ganhou!

    ResponderExcluir
  4. Temos sim o que comemorar:
    1. Humilhação por 08 anos...
    2. O não pagamento do piso nacional...
    3. Não ter concurso público...
    4. A não aprovação do Plano de Carreira do Magistério...
    5. Escolas sucateadas...
    6. Não tem merenda...
    7. Não tem livros...
    8. Não tem escola...
    _Na verdade, oo professores de Macau/RN, na sua maioria não nem vergonha...Que sofram dignamente! Divulgue!

    ResponderExcluir