sexta-feira, 8 de março de 2013


Viva a luta das mulheres!
O 8 de marco, dia internacional da mulher, é um dia que se comemora. Não estamos celebrando o fato de sermos mulheres. Não queremos felicitar as mulheres por serem lindas, ternas, amorosas, submissas, lutadoras, boa mãe, boa esposa, boa filha. 

O dia internacional da mulher se comemora para recordar as 140 mulheres trabalhadoras que perderam suas vidas em um incêndio numa fábrica em Nova York, fato que colocou na agenda internacional os direitos das mulheres trabalhadoras. 

Esta data é para avaliar a condição e a posição das mulheres em cada país, em cada estado, em cada cidade em cada município. 

Para exigir do Estado que cumpra com os compromissos internacionais de direitos humanos das mulheres, para pedir que prestem contas dos avances, das conquistas, e também das regressões e das flexões. 

Não te unas a frivolização do dia 8 de março enviando felicitações às mulheres. Isso invisibiliza as desigualdades que vivemos milhões de mulheres, das quais os governos não querem falar, nem informar, nem prestar contas. 

Não seja cúmplice deles. Este 8 de marco não presenteie flores nem chocolates nem felicitações: DIFUNDA OS DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES, QUESTIONE, APOIE OS MOVIMENTOS DE MULHERES E FEMINISTAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário