quinta-feira, 29 de março de 2012

Ano Letivo

"Começado" às pressas, ano letivo retrata o descaso da educação de Macau

Dez dias após ter sido literalmente começado - haja vista que a maioria das escolas não estão ainda com os seus quadros docente, administrativo e de apoio completos - o descaso da administração pública de Macau reafirma a falta de compromisso dos nossos gestores para com a comunbdade escoalr macauense.

Nos últimos Sete anos este é o retrato da situação da Educação em Macau. São Sete anos de promessas não cumpridas com os estudantes macauenses matriculados nas escolas municipais.

Tendo sido "começado" atrasdo em relação ao ano letivo das escolas da rede estadual, o projeto do prefeito Flávio Veras, "intitulejado' de "Nossa Educação Melhor", mostra o verdadeiro quadro da nossa cidade quando o assunto é educação. Dos investimentos trombeteados pelos quatro cantos da cidade, até agora nenhum está sequer perto de conclusão.

O "Complexo" que deveria estar funcionando nas dependências da UERN vai demorar muito para ser concluído. As creches, que seriam"removidas" - mesmo sem nenhuma família ser consultada - para o prédio da escola Padre João Penha Filho continuam nos mesmo locais - casas residenciais - inadequados. As salas de aulas da maioria das escolas receberam um forro de PVC que seriao início da "climatização" - palavra doce nos discrusos do prefeito - para melhorar a vida dos alunos. Nenhuma escola está "cimatizada", a não ser pelo intenso calor que restou depois que coolocaram o forro.

Dos oito veículos que seriam adquiridos com recursos próprios para o transporte escolar, apenas a metade chegou. Espera-se que não cheguem somente no apagar das luzes de 2020.

A merenda escolar, que segundo informações do departamento responsável, já foi adquirida, mas já está fazendo falta em algumas escolas, e com isso os alunos estão sendo liberados mais cedo: tem o produto mas não tem quem faça a merenda.

O quadro docente continua com o mesmo e vergonhoso problema. A maioria das creches está recebendo novos contratados para serem auxiliares tal qual o proceso de "conta-gotas". É possível que estea havendo interferência de vereadores da bancada de sustentação para a contratação dos seus afilhados. Sendo verdade, as disputas internas dentro da bancada governista interferem de forma vergonhosa no cumprimento do ano letivo.

Entregue aos caprichos pessoais do prefeito, numa administração que privilegia pneus de automóveis e turistas, Macau sofre as desventuras de uma escolha errada. Uma administrador que prefere privilegiar turistas e pneus de automóveis, esquecendo a Educação da nossa cidade não pode ter - nem ele nem os que hoje o defendem - a confiança do povo macauense.

3 comentários:

  1. Eu só quero saber que santo forte esse de FLÀVIO. Não existe punição para esse cara diante de tanta infração:
    -Não tem escolas adequadas...
    -Não tem merenda
    -Não tem livros
    -Não tem bebedouro
    -Não tem ventiladores
    -Não tem material de expediente
    -Não tem vergonha
    -Não tem o Plano da Educação
    -Não tem PISO salarial da educação...

    É um verdadeiro faz de conta. Cadê a justiça de Macau? Cadê o conselho tutelar? Meu Deus SOCORRO!

    QUERO SABER O QUE É QUE O SINTE/RN - MACAU ESTÁ ESPERANDO PARA PROCURAR A JUSTIÇA FEDERAL AFIM DE RESOLVER ESSES DESASTRES?

    ResponderExcluir
  2. Não sei por que vc não publicou meu comentário de ontem (29/03/12)...Será que é por que cobrei ação do SINTE?

    ResponderExcluir
  3. nobre colega seria mesmo o SINTE OU VC E EU? POR ACASO ÉS CIDADÃO MACAUENSE? O Sinte é a única oposição que macau tem no momento. Quero convidar vc para juntos lutar por uma macau justa e digna, pode ser pouco o que o sinte tem feito mas é o suficiente para inquietar Flávios e seus adeptos que só visam interesses próprios. nÓS PROFESSORES temos dignidade por isso acreditamos que as nossas assembleias tem resultados plausiveis embora os tapados não consigam enxergar.

    ResponderExcluir