Projetos de letramento e formação de professores de língua materna
Os “Projetos de Letramento” contribuem para uma aprendizagem profunda e eficaz à proporção que oportunizam uma participação mais ativa e engajada de toda a comunidade escolar (e, em alguns casos, da comunidade do entorno) nas atividades vivenciadas. Por serem centrados na prática social, os procedimentos de ensino deles decorrentes se tornam mais significativos e atraentes, porque os participantes vêem sentido nas tarefas a cumprir, participam da reorganização do tempo, dos espaços e dos recursos para o cumprimento das ações coletivas e individuais e obedecem a princípios éticos de solidariedade, corresponsabilidade e respeito ao outro. Além disso, o grupo (docente e discente) pode avaliar tanto o processo quanto os resultados obtidos, tendo a noção do que aprendem (inclusive o professor) pela motivação do desejo, porque agem sabendo o que pretendem alcançar, visto que a aprendizagem integra-se à própria vida.
Projetos de letramento e formação de professores de língua materna/Maria do Socorro Oliveira, Glícia Azevedo Tinoco, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos. – Natal: EDUFRN, 2011.
Contatos:
Maria do Socorro Oliveira (msoliveira@digi.com.br)
Glícia Azevedo Tinoco (glicia_azevedo@yahoo.com.br)
Ivoneide Santos (ivoneidebezerra@gmail.com)
Oi, Nazareno!!! Agradeço a recomendação do nosso livro aos seus seguidores. A criação de esferas públicas para discutir alternativas de melhoria para a educação são sempre importantes. Penso que o papel de agente de letramento que você desempenha junto aos educandos macauenses é uma excelente contribuição em favor da conquista de uma maior autonomia e dignidade para o nosso povo.Que seu ativismo político seja reconhecido pela juventude macauense como uma prova de luta pela consolidação dos princípios democráticos. Que seu compromisso com uma educação emancipatória possa contribuir com a garantia de maiores possibilidades de efetivo exercício de cidadania para as futuras gerações. Um abraço. Ivoneide
ResponderExcluir