quinta-feira, 15 de março de 2012

A "faixa da permanência": incompetência e inoperância
"Essa" faixa...
Em 2011, através de decreto, a governadora fechou as escolas Professor Bartolomeu Fagundes (Natal), José Maria do Nascimento (Bodó), Francisco Pereira (Frutuoso Gomes), Jacu (Martins), Alto do Bonfim (Rafael Godeiro), Professora Dina Nunes de Brito (Umarizal), e a Escola Isolada Serrinha do Major (Antônio Martins). A justificativa: a falta de alunos.

Por que grande parte das escolas estaduais tem este problema da falta de alunos? Resposta: falta de investimento do governo estadual. As mães e os pais de alunos sempre enfrentam problemas de falta de professor - alunos sem aulas de Inglês e Química o ano inteiro -, falta de transporte escolar para estudantes que moram em distritos, questão de paralisação das atividades por parte dos professores que buscam o cumprimento dos seus direitos (carreira e remuneração).

Em Macau, em 2011, a diretora e a vice-diretora da escola Donana Avelino foram para a sala de aula porque não tinha professor antes mesmo da deflagração da greve que durou 79 dias.

Hoje, em Macau, mais de 500 estudantes macauenses, moradores dos distritos, estão sem aulas porque não tem transporte escolar, apesar do governo ter adquirido 100 novos veículos para este fim.

Fechamento. As escolas Donana Avelino e Duque de Caxias enfrentam hoje o dilema do fechamento. A Chefa da 6ª Dired tenta negar o fato. Mas em visita a Escola Donana Avelino, semana passada, Izaura passos, a Chefa falou em alto e bom som na questão do remanejamento de funcionários e professores, perguntando inclusive aos presentes na ocasião quem estaria disposto a mudar de estabelecimento.

Preocupação. Na terça-feira a diretora da Escola Donana Avelino, professora Solândia Albuquerque, convocou uma reunião com professores e funcionário para discutir o caso do possível fechamento, tendo em vista que a visita da Chefa da 6ª Dired causou profundo constrangimento pela forma autoritária com que a Chefa abordou a questão.

Izaura Passos, a Chefa da 6ª Dired, ante os rumores de fechamento das duas unidades de ensino em Macau, demonstrando incompetência e inoperância, mandou confeccionar a Faixa da Permanência e pregar no muro da escola Duque de Caxias... Se uma faixa serve para impedir o fechamento da escola, então é o caso de se perguntar por que não se resolve problemas menos grave.

E se a chefa da 6ª Dired e sua diligente equipe pregar faixas em cada escola que falta professor? E por que não pregar uma faixa na sede da própria 6ª Dired para resolver a questão da falta de espaço físico? E uma faixa resolvendo o problema do transporte escolar? E uma faixa para não ter mais atraso no pagamento dos professores contratados?

Se a “faixa da permanência” for a solução, a Chefa da 6ª Dired/Macau, juntamente com sua diligente equipe, terá resolvido todos os problemas da Educação no estado do Rio Grande do Norte. Rosalba Ciarlini certamente perderá uma colaboradora de peso e certamente o Ministério da Educação começará a aparecer no horizonte. Se a patética faixa for a solução...

Um comentário:

  1. É professor Nazareno, e o culpado é vc!
    Aqui na nossa terrinha é assim quem informa,quem luta é bode espiatório.

    Parabéns mais uma vez!

    Seu Chico

    ResponderExcluir