quinta-feira, 10 de maio de 2012

Nordeste é Cultura!





Últimas notícias:

- A secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, estará nesta quinta-feira, 10 de maio, em Taperoá, na Paraíba, com a chamada Caravana da Cidadania. Continue lendo sobre a Caravana em:www.cultura.gov.br.

- A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) lançou nesta segunda-feira, 7 de maio, Chamamento Público que visa selecionar propostas culturais que apresentem objetivos em conformidade com os programas e ações da secretaria. Leia a matéria na íntegra, clicando aqui.

- A ancine colocou em Consulta Pública até 21 de maio uma proposta de alteração da Instrução Normativa 22. O texto elimina a exigência de envio, no momento da apresentação do projeto à agência, de uma série de documentos relativos à execução da obra audiovisual. Continue lendo a respeito em: www.ancine.gov.br.

- Estão abertas desde 2 de maio, as inscrições para os interessados em participar da Chamada Pública para projetos de promoção do Brasil pela realização da Copa do Mundo da FIFA 2014. Saiba mais: www.museus.gov.br.


GERAL

Semana Nacional de Museus começa segunda e contempla 270 instituições no Nordeste
Só no Nordeste 270 instituições estão inscritas para participar da 10º Semana Nacional de Museus que acontece entre 14 e 20 de maio, nos nove estados, com exposições, palestras, oficinas, seminários e ações educativas. No total, 1.114 museus e organizações culturais se cadastraram para participar da temporada, somando 3.420 eventos inscritos em 513 cidades por todo o país. A Semana Nacional de Museus costuma ser uma oportunidade de promover o debate sobre o desafio de trabalhar com a memória em uma era de fragmentação das fronteiras entre passado, presente e futuro. Programação completa em: http://culturadigital.br/mincnordeste/.

BNDES inicia 3º ciclo de inscrições para processo seletivo de patrocínio 2012
O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) inicia a terceira etapa de inscrições para o segmento cultural, entre os dias 1º de maio e 15 de junho. A data é referente a projetos com início previsto para os meses de setembro a novembro. O objetivo é acelerar a análise das solicitações de patrocínio a publicações e eventos culturais e técnicos. Para mais informações, acesse o site do BNDES: www.bndes.gov.br.

I Seminário Internacional Teatro, Mito, Antropofagia em Fortaleza
A Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica, o INESP e o SESC-CE promovem, de 16 a 19 de maio, o Seminário Internacional Teatro, Mito, Antropofagia. O evento conta com palestras, espetáculos e experimentos cênicos, direcionados a artistas, professores e estudiosos do setor. As atividades serão realizadas no Teatro da Boca Rica, pela manhã, com encenações no turno da noite. Os interessados em participar devem enviar uma carta de intenções e currículo para o e-mail: teatrodabocarica@ig.com.br, ou efetuar sua inscrição pessoalmente no teatro. Mais informações pelo telefone (85) 3219-1323.

Festival Cinema com Farinha abre seleção de obras audiovisuais
As inscrições para a seleção do Festival Cinema com Farinha estão abertas até 15 de junho. O festival, sediado na cidade de Patos-PB, irá receber para as mostras competitivas filmes de qualquer gênero, com duração de até 20 minutos, distribuídos em três categorias:Mostra Brasil, Mostra Paraíba e Mostra Minuto. Além destes, serão realizadas sessões especiais voltadas às crianças e adolescentes, com filmes produzidos em vários países. As informações sobre o processo de inscrição estão disponíveis no site do festival (www.cinemacomfarinha.com).

Caixa de Curtas incentiva produções latino-americanas
A Televisão América Latina (TAL) promove o concurso cultural Caixa de Curtas, com inscrições abertas até o dia 11 de junho. A proposta é destinada a produções latino-americanas de curtas-metragens, com duração entre 9 e 26 minutos, nos gêneros ficção, documentário e animação. Serão três vencedores por categoria, contemplados com um prêmio de R$ 3 mil cada. Todo o processo de inscrição é feito pela internet, com a publicação do curta nas plataformas YouTube ou Vimeo, e o preenchimento do formulário de inscrição disponível no site oficial do evento: http://tal.tv/caixadecurtas.

Ibram convoca trabalhos para o 5º Fórum Nacional de Museus
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) abriu Chamada Pública para o envio de trabalhos a serem apresentados durante o 5º Fórum Nacional de Museus (FNM), que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 16 e 20 de Julho de 2012. Os interessados devem enviar suas propostas dentro do tema: “40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade”, sob duas categorias: Apresentação Oral ou Pôster. A ficha de inscrição pode ser obtida através do site do Ibram: http://www.museus.gov.br.

5º Fórum Nacional de Museus convoca para inscrições
O 5º Fórum Nacional de Museus, a ser realizado no Rio de Janeiro, entre 16 e 20 de julho, está com inscrições abertas para apresentação de trabalhos. Para esta edição, o tema celebrará os 40 anos da Declaração da Mesa-Redonda de Santiago do Chile, documento que impulsionou os museus e a museologia social nos países Ibero-Americanos. Ao todo serão selecionados 24 trabalhos para apresentação oral e 40 para pôsteres. O encontro também oferecerá palestras e minicursos. Mais informações, no site do Ibram: http://www.museus.gov.br.

Caixa abre seleção pública de projetos culturais
A Caixa Econômica abriu seleção pública de projetos culturais para quatro programas de apoio a propostas que serão realizadas ao longo de 2013. Entre os setores beneficiados, estão o artesanato, dança, teatro e patrimônio cultural,. A iniciativa também lança um edital de ocupação dos espaços da CAIXA Cultural. As inscrições poderão ser feitas até 15 de junho, exclusivamente via formulário eletrônico, disponível na página www.programasculturaiscaixa.com.br. O resultado será divulgado até 05 de novembro.

Fundo Internacional da Unesco para a Diversidade Cultural recebe projetos culturais
O Fundo Internacional da Unesco para a Diversidade Cultural (IFCD) está selecionando projetos com foco em políticas públicas e desenvolvimento de indústrias culturais, com o objetivo de combater a pobreza nos países em desenvolvimento a partir das expressões artísticas. O programa tem a disponibilidade de apoio financeiro de até US$ 100 mil por projeto. A seleção segue até o dia 30 de junho, e maiores informações, assim como o formulário de inscrição podem ser acessados no site da Unesco: http://www.unesco.org.


ALAGOAS

Alagoas celebra semana nacional dos Museus com mostras e debates
A 10ª Semana dos Museus em Alagoas tem início na próxima segunda-feira (14/05), com o tema “Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações”, com a participação de museus de todo o país. O evento traz várias atividades culturais, como espetáculo teatral, debates e a exposição “Eco Art”, que celebra a ecologia sob a ótica de 25 artistas visuais brasileiros e estrangeiros. A programação completa pode ser acessada no site da Secretaria de Cultura do Estado: www.cultura.al.gov.br.

Projeto Tambores será lançado no dia 12 de maio em Penedo
Com iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com a prefeitura de Penedo e a Secretaria de estado da Cultura, o projeto Tambores consiste na realização de oficinas que pretendem estimular a reprodução da cultura de matriz africana nas comunidades do Oiteiro e do Tabuleiro dos Negros, localizadas na cidade de Penedo. As atividades contarão com apresentações artísticas dos grupos Baque Alagoanas, Orquestra de Tambores e Maracatu a Corte de Ayrá, além dos professores e bailarinos Edu Passos, que fará uma aula aberta, e Jadiel Santos, que se apresentará com seu grupo de dança do Projeto Remanescente do reino chamado Muquém. Programação e maiores informações em: www.ufal.edu.br.


BAHIA
Seminário Itaparica reúne sete cidades da Bahia em Paulo Afonso para falar sobre o SNC
Representantes da cultura e de outras secretarias de todos dos municípios da Bahia e Pernambuco participaram de uma reunião territorial em Paulo Afonso nesta última quinta-feira, 3 de maio. O evento, promovido pela Coordenação do Fórum de Desenvolvimento Territorial de Itaparica, aconteceu no auditório Edson Teixeira e teve como um dos destaques da pauta o Sistema Nacional de Cultura (SNC). Durante o evento também foram debatidas diretrizes de interesse para todos os municípios de outras áreas de desenvolvimento que não a cultura, como o Plano de Resíduos Sólidos e Plano de Desenvolvimento Territorial. Saiba as cidades participaram e mais informações em: http://blogs.cultura.gov.br/snc/.

Catálogo Virtual de Dança tem prazo de inscrições prorrogado
Foi prorrogado por mais duas semanas o prazo de inscrições para o Catálogo Virtual de Dança – Edição Bahia. O Catálogo surge com o objetivo de dar visibilidade para a dança profissional produzida no estado, a partir de um site que servirá como registro e fonte de informação sobre o fazer da dança na Bahia. Devido a problemas identificados no ato da inscrição por alguns artistas, a produção do projeto decidiu estender as inscrições até o dia 21 de maio, que devem ser feitas através do site www.catalogovirtualba.com.br. O projeto engloba projetos de produções artísticas, propostas de formação, eventos e projetos sociais. Para maiores dúvidas ou informações entrar em contato através do email: pidbahia@gmail.com.
CEARÁ

Fortaleza abre inscrições para o Prêmio Cultural LGBT 2012
A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) abriu inscrições para o concurso publico Prêmio Cultural LGBT 2012, até o próximo dia 03 de junho. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a produção artística e cultural do segmento em três categorias: eventos culturais, ações de formação acerca da cultura LGBT e projetos de capacitação sobre direitos humanos no âmbito LGBT. As inscrições deverão ser efetuadas presencialmente, na sede da Secretaria de Cultura de Fortaleza. O edital completo pode ser conferido no site da Prefeitura: http://www.fortaleza.ce.gov.br.

inscrições do IX Festival de Inverno de Meruoca
As inscrições para o IX Festival de Inverno de Meruoca, que acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de junho, se encerram nesta sexta (11/05). Podem participar compositores e cantores com material inédito. Ao todo, o evento irá disponibilizar o total de R$ 15.500,00 em prêmios a serem distribuídos em cinco categorias. A inscrição e o edital podem ser acessados no site da Prefeitura: http://www.meruoca.ce.gov.br.

Itaú Rumos Culturais promove oficinas gratuitas de moda, design e artes visuais
O Programa Rumos Itaú Cultural promove uma série de workshops gratuitos e abertos ao público até este sábado (12/05), nas áreas de dança, moda, design e artes visuais. As atividades, realizadas na Vila das Artes, contam com a participação de nomes como a antropóloga social e pesquisadora de moda Patrícia Sant’Anna, o designer André Stolarsk e o coreógrafo e bailarino Alejandro Ahmed. A ação é uma prévia para os editais Rumos Itaú Cultural 2012, direcionados aos setores de Cinema e Vídeo, Dança e Pesquisa em Moda e Design. Não é preciso inscrição prévia para participar das atividades. Mais informações pelo telefone (85) 3252-1444 e no blog viladasartesfortaleza.blogspot.com.


MARANHÃO

Inscrições abertas para cursos de artes no Centro de Arte Japiaçu
O Centro de Arte Japiaçu promove ações de formação na área de artes durante todo o mês de maio. As atividades incluem oficinas de pintura em mural, tapeçaria, estamparia e história da arte no cinema. Os interessados podem efetuar a inscrição na sede do órgão, localizado na Travessa do Dirceu, nº 35, no Diamante. As oficinas e cursos acontecem sempre no horário das 14h às 17h. Mais informações pelo telefone: 8876-0204 ou pelo Blog do Caj:www.japiacu.blogspot.com.

PARAÍBA

UFPE Abre inscrições para laboratório de Roteiro para jovens do interior do Estado
Segue até 15 de Junho as inscrições para o II Laboratório de Roteiro de Curta-metragem para Jovens do interior da Paraíba (JABRE). O evento acontece em agosto e busca estimular a interiorização da produção audiovisual no Estado. Serão selecionados 10 candidatos inscrito para participar no Laboratório e poderão se inscrever jovens de cidades com menos de 100 mil habitantes da Paraíba através de um argumento e de um texto contendo a relevância de abordagem do tema a serem enviados para o e-mail laboratoriojabre@gmail.com. Informações: (83) 8610-8470.

PERNAMBUCO

Representação Regional Nordeste do MinC recebe homenagem de Ponto de Cultura
O Centro de Criação Galpão das Artes, que também é Pontinho de Cultura e Ponto de Memória, aproveita a temporada cênica do espetáculo A Inconveniência de ter coragem para prestar uma homenagem à Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo fortalecimento da classe artística. Na ocasião, também será homenageada a emissora Rede Globo Nordeste e o jornal Diário de Pernambuco. A homenagem acontece nesta próxima sexta-feira (11) às 20h no Teatro Arraial. Mais informações em:http://culturadigital.br/mincnordeste/.

Fundarpe abre as inscrições para o São João 2012
A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) apresenta convocatória para composição da programação artística para o São João 2012 -“Centenário de Luiz Gonzaga”, que se realizará de 12 a 24 de junho. As inscrições de projetos deverão ser realizadas no período de 27 de abril a 16 de maio, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h, no Protocolo Geral da sede da FUNDARPE, ou via Correios, postadas até 16 de maio e entregues até o dia 18. A íntegra da convocatória e os anexos podem ser acessados no site da Fundarpe: http://www.fundarpe.pe.gov.br.

Produtora Colaborativa insere oficinas na programação da Expoidea
Os conceitos de colaboração e software livre foram os principais norteadores das oficinas promovidas pela Produtora Colaborativ@.PE dentro da Expoidea 2.0. Distribuídos entre 08 oficinas (Filmagem e Edição de Vídeo, Fotografia, Captação e Edição de Áudio, Design e Artes Gráficas, Streaming, Hipervídeo, Jornalismo Colaborativo, Rádio Comunitária e Web Rádio) que estão acontecendo até o dia 13 de maio, das 13h às 17h, os cerca de 80 participantes participaram de um “aulão coletivo”, no qual foram apresentados às ações da Produtora Colaborativ@.PE, bem como aos princípios que a regem, tais como comunicação colaborativa, software livre e mídia livre. Acompanhe a iniciativa em:http://www.iteia.org.br/.


PIAUÍ

Projeto Coisa pública começa nesta quinta no Complexo Cultural Clube dos Diários
Contemplada no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 8ª Edição a mostra “Coisa pública na galeria do Clube dos Diários” tem como conceito fundamental a descoberta do sentido público da arte e o destaque das possibilidades de interação da sociedade com a manifestação artística. O Projeto, conta com exposição, mostra de vídeos sobre arte e ativismo político, mesa-redonda e oficinas durante toda semana em Teresina. Os eventos contarão com a participação do artista curitibano Goto Newton e André Mesquita (SP) e Clarissa Diniza (PE), pesquisadores sobre arte e ativismo. Confira a programação detalhada em:www.piaui.pi.gov.br.


RIO GRANDE DO NORTE

Comissão gestora do fundo voltado à cultura abre vaga para representantes
A Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte abriu edital de convocação para o processo eleitoral de representantes da classe artística na Comissão Gestora do Fundo Estadual de Cultura (FEC). Serão escolhidos 04 (quatro) representantes do setor, oriundos das 04 (quatro) Mesorregiões do Estado do Rio Grande do Norte, para a Gestão de 2012 a 2015. O edital e anexo pode ser conferido na íntegra no site da Secretaria: http://www.cultura.rn.gov.br.

Arte, cultura e cidadania em seminário na UFRN
O Núcleo de Arte e Cultura (NAC), do Departamento de Artes, da Escola de Música da UFRN, realiza, entre os dias 22 e 25 de maio, O II Seminário de Arte e Cultura da UFRN, sob o tema: "Formação e Democratização no contexto da Universidade Cidadã". O objetivo do evento é promover o debate acerca de questões emergentes no âmbito da arte e da cultura, considerando o processo de formação que se oriente pelo diálogo entre a universidade, os movimentos sociais, os segmentos produtivos e institucionais. Paralelo ao evento, será realizado o I Fórum de Arte e Cultura da UFRN. Mais informações no site http://www.nac.ufrn.br ou pelo telefone (84) 3215-3237.


SERGIPE

Apos projeto de lei, Aracaju sedia Semana Municipal de Hip-Hop
Até o próximo sábado, 12 de maio, Aracaju é palco da Semana Municipal de Hip-Hop, na programação: Audiência Pública, Oficinas, debates, batalha de breakdance, mutirão de graffiti, mostra de vídeos, shows e o lançamento da Revista Rap Nacional e do livro “O Hip-hop Está Morto”, o evento reunirá importantes personalidades do hip-hop brasileiro e surge um ano após a aprovação da Lei Municipal que visa a valorização, fortalecimento, desenvolvimento e empoderamento da cultura hip-hop e toda juventude que se veem nesta cultura representada, reconhecendo a grande contribuição do hip-hop na proposição, formulação e elaboração de políticas públicas em Aracaju. Confira a programaçãoaqui.

Editais

-
 3º FestCine Maracanaú - Festival de Cinema Digital e Novas Mídias, inscrições até 15 de maio;
-
 Projeto-piloto Cidades Digitais, inscrições até 16 de maio;
-
 Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, inscrições até 18 de maio;
-
 Edital para bolsas de pesquisa da Fundação Casa Rui Barbosa, inscrições até 25 de maio;
-
 Programa Ibermedia, inscrições até 31 de maio;
-
 7ª Edição do Cine MuBe - Vitrine Independente, inscrições até 31 de maio;
-
 Fundo Internacional para a Diversidade Cultural da Unesco, inscrições até 31 de maio;
-
 4ª Festival Nacional de Teatro de Congonhas (PROFESTeatro), inscrições até 1º de junho;
-
 2º Festival Sergipano de Micrometragens, inscrições até 3 de junho;
-
 42º Festival Nacional da Canção, inscrições até 08 de junho;
-
 XIV Prêmio do Filme Documentário União Latina – Festival de Biarritz, inscrições até 15 de junho;
-
 3º Prêmio Objeto Brasileiro, inscrições até 6 de julho;
-
 Programa Memória do Mundo da Unesco – MOWBrasil, inscrições até 6 de julho;
-
 Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas, inscrições até 13 de julho;
-
 Programa Rumos Itaú Cultural, inscrições até 13 de julho;
-
 60º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, inscrições até 16 de Julho;
-
 Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, confira o cronograma de inscrições no www.cultura.gov.br;

Expediente RRNE/MinC:

Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura
Chefe da Representação: Fábio Lima
Rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife
Recife – Pernambuco – CEP 50030-170
Tel: (81) 3117.8430
nordeste@cultura.gov.br

Atendimento para Lei Rouanet na sede da RRNE MinC, ou pelos emails:
Andréa Pereira: andrea.lima@cultura.gov.br | (81) 3117.8434
Sonia Maria: sonia.maria@cultura.gov.br | (81) 3117.8437
Jorge Edson Garcia: jorge.garcia@cultura.gov.br | (81) 3117.8443

Assessoria de Comunicação:
Jornalista Responsável: Maíra Brandão
Estagiári
os: Stephanie Siqueira e Juliano Mendes da Hora
Tel: (81) 3117.8439 | 3117-8460
divulgacao.ne@cultura.gov.br

Conheça nossas páginas na web:
www.cultura.gov.br
Blog: culturadigital.br/mincnordeste
Twitter: www.twitter.com/mincnordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário