terça-feira, 15 de maio de 2012

Os vereadores e o Piso


“Egrégia estrebaria”
Mediocridade, má-fé ou ignorância?





Em Macauísmos – Lugares e Falares Macauenses, 2ª edição, revista e ampliada, ICEC, 2001, o saudoso Benito Barros, coletando os falares da nossa cidade recolheu, na página 258, um trecho de um poema que versa sobre a casa que abriga o Poder Legislativo macauense. No poema, o autor discorre sobre o comportamento dos vereadores macauenses e cita José Arimatéia Xavier, ex-vice-prefeito macauense, que criou o epíteto que dá título a este artigo (veja o trecho do poema no final do artigo).

O prólogo acima é para falar da sessão realizada nesta segunda-feira 14 de maio de 2012, sob a presidência do vereador Champirra. A vereadora eleita, ex-secretária da Educação e também da Assistência Social, Magaly Marcelino atestou mais uma vez a inoperância e a subserviência dos honoráveis vereadores e vereadoras que dão sustentação ao chefe do executivo municipal. O discurso da vereadora, feito na tribuna, é uma pérola.

Contempla mediocridade, ignorância, e subserviência. Ipsis litteris:

“Eu sinto até pena dos professores porque não temos uma resposta para a proposta entregue aqui nessa casa, porque nós não conseguimos falar com ele, porque ele estava viajando...”

Post-scriptum: o “ele” da fala da vereadora é o chefe do executivo municipal de Macau.

“Com a compra e troca de favores
Por um cargo ou uma secretaria
Vai comprando a ‘egrégia estrebaria’,
Que é tribuna de falsos vereadores
Um teatro que só tem bastidores
Não precisa que haja votação
Quando se faz se tem confirmação
Que a batalha pro povo está perdida...”

4 comentários:

  1. ..."Palavras até me conquista temporariamente, mas atitudes me ganham ou me perdem para sempre."

    ResponderExcluir
  2. nazareno o encontro sera amanha as 08 horas na camara dos veriadores vc e todos que fazer o conselho da merenda esta convidado
    valeria

    ResponderExcluir
  3. Engraçado: Dinheiro para comprar votos tem franco(muito). Por exemplo: A partir desse mês cada professor de creche recebeu dois ajudantes em suas salas, que até o mês passado era simplesmente a professora; as escolas estão cheias de trobalhadores novatos, por exemplo: No Pe. João Penha tem tanta gente que dá eleger um vereador só lá. Vá lá tirar uma foto por favor!

    ResponderExcluir
  4. Coitadinha de vc Magali, qdo começarem a postar as fotos tiradas da combi da sec. educação descarregando caixas e mais caixas em uma casa na rua Princesa Isabel, em frente a asssembléia de Deus, aguarde e verás. Foi por isso e mais outras coisas que o prefeito ñ quiz q vc voltasse p a sec de educação.

    ResponderExcluir