sexta-feira, 9 de março de 2012

Sério? "Tá melhor?"

Crônica de um diretor escolar

Outro dia, ouvi um diretor de uma das escolas da rede municipal dizer que as coisas estão mudando - não sei se fui ingênuo, ou ele estava ironizando -...Fiquei "encucado", me perguntando onde ele via as tais mudanças.
Ele rapidamente falou: Ômi, você não está vendo a cidade toda asfaltada, não?
Sou obrigado a dizer que me envergonhei do meu interlocutor, diretor de escola... Pensei, e perguntei: E a escola que você "dirige"? Já mandaram fazer a dedetização?
O diretor sorriu e disse: Esse ômi é cheio de coisa; só vem com essas perguntas difíceis...
Esperando a resposta, forcei: E aí, mandaram ou não mandaram fazer a dedetização? Você sabe que os ratos estão em todo canto; e rato em cozinha de escola é um perigo. Sabe que podem transmitir leptospirose, que é letal, não sabe?
Não, não mandaram; já mandei ofício derna o ano passado, e até agora nada..., disse.
E a gratificação prometida pelo Projeto Nossa Educação Melhor? Já recebeu?
Nosso diretor riu amarelo: “P... nenhuma!”
Emendei a pergunta seguinte. E carteiras? Tem carteiras suficientes, para quando o ano letivo for começar? Ele repetiu a reposta da pergunta anterior.
Posso fazer mais algumas perguntas, falei.
Nosso diretor disse: Eu só peço uma coisa. Não quero que você cite o meu nome. Assegurei que não citaria o nome dele... E fiz a outra pergunta.
E quando vão começar as aulas na sua escola?
Ele respondeu, num tom de brincadeira e de vergonha, num riso frouxo, indicador da sua subserviência - quando diz que Macau tá mudando -, sem me encarar:
"Não sei, não sei quando vão começar as aulas... Confesso que se não acreditava antes nas palavras do gestor maior, hoje acredito menos ainda"
E ficou o diretor no pátio vazio da escola, solitário...
Pergunta final: “Macau tá melhor”?
Como resposta nosso diretor respondeu: você sabe que eu não posso falar...

2 comentários:

  1. Macau é assim, o povo é pobre e prefere ver asfalto e outras bobagens, do que a sua ascensão social através de políticas públicas sérias, emancipadoras e transformadoras. A povo é o nosso Naza, adianta não, a cultura da pobreza econômica e intelectual está impreguinada na nossa sociedade, como o salitro está em nossas casas.

    ResponderExcluir
  2. Lembrem-se

    Macau é a única cidade do Brasil que as aulas minipais não começaram, ou as outras estão certas ou Macau está errada. E aí SINTE: Vamos ou não fazer uma matéria no INTERTV? Não sei qual o medo de ser feito uma grande denmúncia na TV??????!!!Será que ...Também?

    ResponderExcluir