sábado, 13 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO EM MACAU: O QUADRO É NEGRO



“Os bons prometem pouco e fazem muito; os maus prometem muito e fazem pouco” (Talmude babilônico)

Uma vez mais o prefeito constitucional de Macau, Flávio Vieira Veras (PMDB), comprova que as ações da sua administração referentes à educação é de descaso. Numa afronta à legislação federal e municipal, desrespeitando a Lei do Piso Salarial e o Estatuto do Magistério, o prefeito demonstra que para a sua administração a Educação não tem nenhuma importância.
Em audiência realizada neste sábado 13, em seu Gabinete, mais uma vez a ladainha do prefeito se repetiu: “O município não tem recursos financeiros para cumprir a lei”. Questionado sobre a aplicação dos 25% da receita na Educação, de acordo com a Constituição Federal, o prefeito enrola-se na tentativa pequena de se justificar sem apresentar nenhum dado oficial. Mestre em promessas, no entanto, quanto mais promete, enreda-se na vergonhosa atitude de se justificar com outras promessas, que não serão cumpridas, fazendo com que um dos mais importantes setores da comunidade mergulhe num caos.
Apática, a secretária Mércia Barros (PSB), refém de um acordo político que marca um dos piores momentos da Educação na história do município, e sem autonomia, não tem respondido às demandas da pasta (vide a falta de merenda escolar no primeiro semestre e a falta de professores), atestando a desorganização e a total falta de compromisso: não há investimento nem valorização dos profissionais da educação.
O resultado desse abandono são os números vergonhosos que o município tem recebido nas últimas avaliações do MEC. A cidade sofre com o sucateamento da educação e cada dia vê mais distante a possibilidade de desenvolvimento sócio-econômico, haja vista a falta de uma política pública que respeite os direitos dos macauenses. A ordem do dia da atual administração é propagandear... Até quando, Macau, até quando?!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário