EDUCAÇÃO INCLUSIVA – NOVAS TENDÊNCIAS E VELHOS DESAFIOS
O MEC, em parceria com a UFRN e a SECD/RN, através da 6ª Diretoria Regional de Educação e o apoio da Secretaria de Educação de Macau, deu início, no último dia 5 de agosto, o Curso de Formação de Professores do Ensino Fundamental em Educação Inclusiva. A primeira turma tem 50 alunos, formada por professores dos municípios de Guamaré, Macau e Pendências, e é coordenada pelas professoras Rosário Aquino (6ª Dired) e Eliane Peixoto (SME). Com carga horária de 180 horas, divididas em nove módulos, e aulas aos sábados, o curso está funcionando na EM Edinor Avelino, e tem previsão de encerramento para dezembro.
Com uma nova e avançada abordagem sobre o tema da inclusão, os módulos tratam de questões que vão das políticas públicas de inclusão, legislação, formação docente, passando pelas tecnologias da área e as modernas abordagens da educação inclusiva como política de Estado.
O primeiro módulo trata dos Fundamentos em Educação Inclusiva, de autoria da professora doutora Lúcia de Araújo Ramos Martins, coordenadora da Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Especiais da UFRN (CNPq), e está sendo ministrado pela professora Eliane Maria Dias, do Centro de Apoio ao Deficiente Visual – CADV de Mossoró-RN.
Numa área em que a universidade pública brasileira, nas suas licenciaturas, ainda engatinha, o MEC, apoiado numa das mais modernas legislações sobre inclusão social, preenche uma lacuna e se lança ao desafio contra o preconceito e a exclusão social de pessoas com deficiência nas salas de aula das escolas públicas brasileiras.
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