quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mentira! Mentira! Mentira!

"Mentira! Mentira! Mentira!
Eu sei que é mentira, mentira, mentira!..."

O Trecho acima é de uma canção de Evaldo Braga que fez muito sucesso na década de 70. Ele se encaixa perfeitamente, numa análise mesmo que superficial, em alguns atos da Secretaria de Educação de Macau nestes dias. A referência à canção deve-se ao Aditivo 001 - o leitor pode vê-lo aqui - publicado ontem, 25 de janeiro de 2012, sobre o Edital 002/2012.

Ao tentar esconder o autoritarismo, SME mente.
A propósito, a mentira advém, neste caso, fruto das decisões antidemocráticas tomadas pelos últimos gestores da Educação de Macau, acentuadas consideravelmente nos últimos meses na gestão do atual secretário.

O Aditivo 001 mente ao informar ao público que o período de análise curricular mudará “em virtude dos órgãos convidados não terem enviado em tempo hábil, os nomes dos professores para compor a Banca Examinadora”.

Os fatos são outros. Na verdade, os “órgãos convidados” – o Conselho Municipal de Educação e o Sinte-RN/Regional de Macau – decidiram pela não participação justamente por causa da postura antidemocrática do secretário de Educação de Macau na condução do processo.

A comunicação foi enviada, dentro dos prazos que a legislação brasileira estabelece, em tempo hábil (veja abaixo cópia dos ofícios). O que os “órgãos convidados” não aceitaram foi participar de um processo que, desde sua origem, além do ranço autoritário e antidemocrático, nasceu com vícios e posturas não condizentes no que diz respeito a prática democrática no tratamento de questões importantes.



Se o CME e o Sinte-RN/Regional de Macau aceitassem o convite da SME, estariam concordando com os erros, a desorganização e as possíveis suspeitas de beneficiamento de terceiros, negando aos candidatos uma seleção justa.

A Secretaria de Educação, ao emitir o Aditivo da forma como fez, pode mentir, na tentativa de desviar a verdadeira intenção do processo seletivo.

O Conselho Municipal de Educação e o Sinte-RN/ Regional de Macau ao decidirem pela não participação na Banca, escolheram o lado dos professores.


5 comentários:

  1. Parabéns ao SINTE e o CME/Macau pela postura diante dessa vergonha administrativa emplantada em Macau?
    Pergunta: POR QUE O PREFEITO FLÁVIO TEM MEDO DE FAZER CONCURSO?????????????????????????????????
    Responda: Irineu, Arafran, Flavio, David, Ubiratan, Aladim, Kerginaldo, Moura e/ou outors que tiver resposta a esse mistério...

    ResponderExcluir
  2. sinte e cme estão de parabens em não participarem desta farsa.

    ResponderExcluir
  3. Desde da época de Jorge Pinto que essa Secretaria de Educação perdeu a credibilidade.

    Emília Ferreiro

    ResponderExcluir
  4. Bem que eu disse: esse Processo Seletivo é para perseguir os professores.

    Nostradamus

    ResponderExcluir
  5. Por isso o IFRN, o UFRN, a UERN, o SINTE, o CMEM, o CAE, o CMF, a APAE, o PETI, a DIRED, o SESI, o CT, o MP, o ENEM, o IDEB, o ARU, o ASPUMA(ufa, tanta sigla!), os alunos e a população de Macau, não confiam na Secretaria Municipal de Educação. É lamentável...

    Porto da Areia

    ResponderExcluir