quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Técnicas de Áudiovisual - Cartaz

Como confeccionar um cartaz

Um cartaz serve para motivar ou divulgar. No texto abaixo você conhecerá alguns elementos essenciais na confecção de um cartaz.

No final do texto, um exemplo de cartazes confeccionados pelos funcionários da Secretaria da Saúde de Macau, afixados nas portas da Clínica da Família e no Posto de Saúde do Centro.

Um cartaz precisa, na sua função essencial, ser atraente. As pessoas passam sempre apressadas, e só um cartaz atraente pode chamar-lhes a atenção.

Outra característica fundamental é a simplicidade. Para ser entendido rapidamente, a mensagem deve ser breve, clara e concisa e tratar de um só assunto. Os exemplos no cartaz no final do texto não deixam dúvidas sobre esta característica.

A letra que compõe o cartaz deve ser legível (deve-se evitar floreados, arabescos e outras coisas que compliquem a leitura).

E, finalmente, o texto.  As palavras que compõem o texto devem ser significativas e adequadas ao público alvo, destacando aquilo que a pessoa ou a instituição quer dar mais importância.


4 comentários:

  1. QUE SAÚDE É ESSA! QUE SAÚDE É ESSA!

    A saúde em Macau está doente e mal administrada. Caro blogueiro, isso não é um caso de polícia? Que vergonha, isso só acontece em Macau. Cadê o dinheiro da SAÚDE que é carimbado? Cadê a JUSTIÇA? Será que está infectada, anestesiada por fazer parte da cidade de Macau...E aí a população não sabe onde encontrar assistência, nem a quem reclamar: O prefeito tá bêbado, o Secretário não existe, aJustiça não haje...E agora? E é por que todo quadro funcional é contratado! pRONTO... SOCORRO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. SAÚDE PARADA-DOENTE __INFECTA TODAS SECRETARIAS

    NARENO: Será que o foco de toda desgraça de Macau não esteja na saúde? Pois, se a saúde está doente, então todas as outras secretarias estão doentes, por que não funcionam1 Ah! Descobrimos a grande desgraça de MACAU: A saúde.
    Talvez um pouco de borra de asfalto seja uma solução. Mas nem isso presta! Pois a borra que o prefeito FLÁVIO usa, não se sustenta pelo menos 06 meses...então até o ASFALTO, está doente. Socorro! Não temos médicos (só alguns auxiiares que não podem nem expedirem atestadoa a quem procura), não tem vacina, não tem comprimido. Sim, um colega fraturou um dedo e o principal remédio foi um DEASEPAN DE 500mg. Entendi a piada: Era para o paciente dormir!!! Macau tá lascado pois nem João Neblima é mais vivo...JUSTIÇA!

    ResponderExcluir
  3. Cadê o Irineu e Arafran?

    Ah! Estão doente dos olhos! Tão lascados, pois a saúde está fechada! Meu bisavô dozia que bom era um pouquinho de água de grau! Experimentem!

    ResponderExcluir
  4. Portaria N° 0024/2012

    O Prefeito Constitucional de Macau no uso de suas atribuições ilegais decreta que a partir de hoje, dia 02/01/2012 até 09/01/2012, os macauenses terão que obedecer as seguintes normas:

    1°. Os habitantes de Macau que compreendem ao Norte Praia de Camapum; ao Sul com Ilha de Santana a Imburanas; Leste de Salinopólis a Diogo Lopes até a fronteira do Moinho do Juá e a Oeste Valadão e Bairro dos Navegantes, ficam proibidos na data supracitada, de adoecerem, ter piripaques, biloras, passamentos e outras enfermidades;
    2°. Nos casos das enfermidades expostas acima,embora os municípes corram risco de morte, essas pessoas estão impedidas de buscarem ajuda médica no pronto-socorro, Hospital Antônio Ferrabras, PSEs, visto que os médicos, enfermeiras, maqueiros e atendentes, se encontram de recesso do excesso do espírito natalino e da confraternização do ano-novo;
    3°. Caso um dos habitantes esteja pra morrer, é permitido orar, rezar, fazer mandiga e apelar pra tudo que é santo até o dia 09/01/2012, data que se encerra o recesso,e a partir daí é permitido procurar a Saúde.


    Leia e cumpra-se

    Macau, 02/012012

    Um feliz 2012!

    ResponderExcluir