sábado, 24 de setembro de 2011

Educação básica

Encontro sobre escola integral tenta difundir novos conceitos
 
Cerca de 320 gestores estaduais e municipais de educação e pesquisadores de universidades participaram durante três dias, em Brasília, do encontro Currículo e educação integral na educação básica: desafios e possibilidades, promovido pelo Ministério da Educação.

Na avaliação da diretora de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Jaqueline Moll, o país está construindo outro paradigma para a educação básica, em que a escola dialoga com os movimentos que a ciência vem fazendo.

“A escola cartesiana que temos hoje, onde cada área do conhecimento está enclausurada em disciplinas e matérias, está perdendo espaço”, avalia Jaqueline. “A visão de currículo que estamos construindo aponta para um projeto de formação que dialoga com a vida dos estudantes, o que não significa abdicar da responsabilidade da escola com a formação nas áreas do conhecimento.”

A partir do encontro, encerrado nesta sexta-feira, 23, o desafio dos gestores e das universidades é levar o debate para cada município. O objetivo é que educadores, pais, escolas, a sociedade participem das discussões para ampliar e aprimorar os conceitos de currículo e educação integral. Jaqueline Moll lembra que a meta seis do Plano Nacional de Educação 2011-2020 (PNE) é ter 50% das escolas públicas com educação integral em 2020. O PNE está em análise no Congresso Nacional desde dezembro de 2010.

Ionice Lorenzoni

Fonte:www.portaldomec.gov.br (Acesso em 23/09/2011, 20h25) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário