Avaliação nossa de cada dia – Guia prático de avaliação
Tânia Queiroz, Célia Godoy, Editora Rideel, Brasil
A proposta das autoras é tratar a avaliação escolar de forma ampla. Por isso, conhecer como a criança pensa é essencial. Entre os temas abordados estão a proposta pedagógica e avaliação, as múltiplas inteligências, instrumentos de avaliação, dificuldades de aprendizagem e alguns recursos diagnósticos.
Avaliação como apoio à aprendizagem
Margarita Ballester e Cols, Editora Artmed, 2003, Brasil
A função pedagógica da avaliação é descrita a partir dos seus fundamentos e de propostas aplicadas à educação infantil, ao ensino fundamental e ao médio.
Avaliação – Ferramentas para melhores projetos
Magdala Raupp, Adriana Reichle, Editora Edunisc, 2003, Brasil
A obra é resultado de uma longa caminhada, iniciada por Magdala Raupp no Centro para o Estudo da Avaliação na Universidade da Califórnia (EUA) e de extensa experiência em consultoria para avaliação de projetos em vários países. Para Adriana Reichle, o início foi na Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Projeto Qualidade em Educação.
Avaliação Educacional – um olhar reflexivo sobre a sua prática
Clóvis Roberto dos Santos (organizador), Maria Cecília Iannuzzi Ferreira (coordenadora), Editora Avercamp, Brasil
Este livro tem como objetivo propor algumas alternativas modernas de avaliação educacional, fáceis, criativas e viáveis. Os autores são mestres e doutores com experiência em ensino superior e na educação básica, tanto na docência como no exercício de cargos ou funções de suporte pedagógico.
Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico
Benigna Maria de Freitas Villas Boas – Editora Papirus – 2004 – Brasil
O livro discute as possibilidades de uso do portfólio, tendo como ponto de referência o trabalho pedagógico do qual faz parte. Assim, discute-se a avaliação formativa e são analisadas as possibilidades da avaliação por meio do portfólio. Também são apresentados dois outros componentes do processo de avaliação: a observação e a entrevista.
Virando a escola do avesso por meio da avaliação
Benigna Maria de Freitas Villas Boas - Editora Papirus – 2008 – Brasil
Nessa obra, a autora analisa os temas repetência e evasão escolar e propõe o uso da avaliação formativa para transformar a escola, promovendo uma formação para a cidadania crítica. Ao discutir a avaliação formativa e suas possibilidades, são apresentadas suas principais formas - como a realizada por colegas, por meio de portfólio, de provas ou ainda de registros reflexivos. O livro aborda ainda a auto-avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário