terça-feira, 20 de setembro de 2011

Piso Salarial do Professor


Subcomissão Especial da Câmara visitará estados para cobrar aplicação do Piso do Magistério


A Comissão de Educação e Cultura aprovou nesta semana, por unanimidade, a criação de uma Subcomissão Especial para fazer um diagnóstico sobre a implementação, pelo Estados, do Piso Salarial Nacional do Magistério, previsto na lei n 11.738/08. As visitas começarão por Minas Gerais e Ceará, onde os professores, em greve, reivindicam o pagamento do Piso. O objetivo da subcomissão é visitar todos os estados da federação para que seja feito um diagnóstico da situação em todo o país.

"Os estados e municípios estão pagando o piso salarial? E, além disso, existe um plano de cargos e salários para os professores? Ele está sendo cumprido? A subcomissão vai fazer esse levantamento porque, afinal de contas, a lei foi aprovada por unanimidade pela Câmara dos Deputados e, portanto, é prerrogativa do Poder Legislativo zelar pelo cumprimento das leis aprovadas por nós", argumentou Fátima Bezerra.

Atualmente, o Piso Salarial Nacional é de R$ 1.187,00 e apesar de a lei 11.738/08 ter a constitucionalidade reafirmada pelo Supremo Tribunal Federal, muitos estados e municípios ainda descumprem o que determina a lei.

A subcomissão foi criada a partir de requerimento dos deputados Padre João (PT-MG) e Paulo Rubem Santiago (PDT/PE). O requerimento inicial era que a Comissão de Educação e Cultura fosse apenas a Minas Gerais para mediar a greve no estado. Mas, devido a existência de denúncias de que lei 11.738/08 está sendo descumprida por outros estados, o foco da subcomissão foi ampliado.

A fim de se evitar a deflagração de movimentos grevistas em outros Estados, a subcomissão irá procurar os secretários de educação das unidades da federação que estão descumprindo a lei 11.738/08 para saber por que o Piso não está sendo pago aos professores.

O deputado Gilmar Machado (PT-MG) participou da criação e tornou-se membro da subcomissão. Também integra o grupo o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). "Com a subcomissão teremos condições de aumentar nossa articulação política e contribuir no diálogo entre movimento, governo de Minas e o governo federal para que a Lei Piso Salarial seja cumprida", afirmou Gilmar.

Fonte: CUT/janeayresouto.com.br

Um comentário:

  1. Vamos convidar esse povo para vir ao RN e em específico a Macau!

    ResponderExcluir