sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Festa do Sal 2011

Macau - 136 anos de luta

A comemoração de encerramento da Festa do Sal este ano em Macau foi marcada pelo protesto dos professores da rede pública municipal. A categoria, convivendo com uma política educacional que não prima pela transparência, investimento, e valorização dos seus profissionais desfilou apresentando para o público e para as autoridades no “palanque oficial” as questões que tem marcado negativamente a administração do município na área da educação.
Professores e professoras levaram faixas com cobranças de melhores condições de trabalhos, melhores estruturas físicas para a rede, cumprimento das leis salariais, plano de carreira, falta de merenda nas escolas, realização de concurso público para professor, precariedade do transporte escolar, e construção e manutenção de creches para as crianças, que nos últimos anos estudam em prédios residenciais. 

O desfile cívico-militar que comemorou os controversos 136 anos de emancipação política de Macau teve a participação das escolas municipais, estaduais e particulares, Grupo Escoteiro Guy de Larigaudie, Grupo Escoteiro do Mar Ponta  do Tubarão, do distrito de Diogo Lopes, Clube de Idosos Afonso Delmiro e um pelotão da Polícia Militar.
O encerramento da Festa do Sal de 2011 entra para a história da cidade como o dia em que professores e professoras, segmento essencial para o desenvolvimento da comunidade, protagoniza um ato histórico nas lutas do povo da Terra das Salinas.


















9 comentários:

  1. Muito bem minha gente, assim é que se faz!!!

    ResponderExcluir
  2. Estão de parabéns. Essa ficará na história do mandato do prefeito Flávio Veras. hehehehe!

    ResponderExcluir
  3. De inicio pensei que não iria acontecer essa mobilização. Fico feliz por ter sido diferente. Parabéns pela coragem de vcs. Estão mais do que certos mostrar o que tem por tráz dos bastidores, depois de tantos dias de festas e sorrisos, olha só o que Macau realmente tem ( o que nosso prefeito faz). Amei a iniciativa!

    ResponderExcluir
  4. Gostei de ver. Arrebentaram!!

    ResponderExcluir
  5. Poxa me emocionei com a coragem desse povo. Não esperaria diferente daqueles que diariamente fazem nós alunos a pensar e interagir de forma critica na sociedade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Fantástico!! Brilhante atuação. A cara das autoridades deve ter sido hilária.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns. Mais uma vez dera a cara a tapa. Gostei de ver, n tem bubu que cale a boca da educação!

    ResponderExcluir
  8. Muito bem, estão mais do que certos. E essa foi uma otima ideia!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo evento! São fatos como esse que fortalece ainda mais a categoria! Pena que nós temos uma imprensa local corrúpta sem vergonha que castram as verdades da nossa cidade, por exemplo: Esse vendido Irineu (Entendo como um infiltrado, quando chegou a participar de alguns momentos nossos, safado!) e um tal de Arafran. Mas...Continuemos lutando, pois só com luta é que mudaremos esse cenário desolador da nossa educação! Falta tudo e mais alguma coisa. Divulgue por favor!

    ResponderExcluir