quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dignidade na luta

23 de Novembro de 2011
Parada Municipal!
“Apesar de deles, amanhã há de ser outro dia...”



Manifestação em nome da dignidade e do direito
As ameaças do prefeito Flávio Veras não surtiram efeito, nem intimidaram. E muito menos a vergonhosa subserviência de diretores e diretoras, que chegaram, inclusive, a pedir à professoras que não participassem das paralisações. Os professores e professoras de Macau-RN uma vez mais saíram às ruas da cidade para protestarem contra a política de atraso e desrespeito na educação do município de Macau.
A Parada Municipal dos Profissionais do Magistério, nesta quarta 23, que vem acontecendo a cerca de oito meses, começou no auditório do Porto de Ama, com a aprovação pela categoria da manutenção das paradas de protesto contra a gestão do município e promoveu uma caminhando pelas ruas mais movimentadas do centro da cidade, finalizando na Escola Estadual Clara Tetéo, no Porto de São Pedro


Truculência e autoritarismo. Na falta do diálogo e do cumprimento da lei, resta a truculência. Sem planejamento na gestão, restou ao prefeito a truculência. Reuniu, na última segunda 21, para anuncia um Plano de Incentivo para os diretores e diretoras, e que baixará portaria determinando o corte do ponto dos professores e professoras que participarem das paradas realizadas pela representação sindical da categoria, constrangendo ainda diretores e diretoras quando exigiu que cada presente “vestindo a camisa dele, o defendesse”. Não é pedir demais? Em face da omissão e da subserviência de diretores e diretoras, resta a conclusão que “vestir camisa” não confere dignidade, nem tampouco o direito ao respeito que todos deveriam se dar.
Desvalorização. O Plano de Incentivo, como assim disse o prefeito, consiste em duas etapas. A primeira, vai “premiar”, de acordo com a quantidade de alunos em sala de aula, cada diretor com 1 real se a escola funcionar plenamente! A segunda etapa, “premiará” com 2 (dois) reais o diretor que conseguir fazer economia de gastos! Imperiosa a pergunta: numa gestão centralizada na pessoa toda poderosa do prefeito Flávio Veras, é possível, senhores diretores e diretoras, sonhar com tal plenitude?
Humilhação. É uma proposta que inicialmente provoca o riso imediato. Sinalizando humilhação e a inteira subserviência. Indecente, indecorosa, e humilhante quando se leva em consideração que o cargo de Direção de escola, por lei municipal, tem direito a uma gratificação correspondente ao número de alunos matriculados. Diante da apatia de todos os diretores e diretoras, o prefeito afrontou, além da dignidade, a inteligência de cada um.
Indefensável. Como defender um gestor que este ano deixou cerca de 4.500 estudantes sem merenda durante todo o primeiro semestre, que ainda hoje crianças de creches são dispensadas por falta de pessoas para fazer a merenda, que estudantes da escola Luzia Bonifácio não tiveram nenhuma aula de Língua Estrangeira nem Ensino Religioso? Como defender um gestor que não paga a  gratificação de direção?
Esmolas. Senhor diretor, senhora diretora, desrespeitado na sua dignidade, tratado como fantoche, responsabilizado pelo caos que se instalou na nossa educação, resta outra pergunta: como vestir a camisa e defender um gestor que, esquivando-se do Direito, lhes oferece migalhas?
Difícil é acreditar que ainda há diretoras e diretores que não concordam com a luta do sindicato...

2 comentários:

  1. OBSERVAÇÕES: DITADOR FLÁVIO VERAS X PROFESSORES
    DO MUNICÍPIO DE MACAU/RN

    1. O diretor ganhará 70% e o vice 30%; como Gilson é eleitor e fiel, ganhará 99% (Ainda teve coragem de ir olhar que funcionários seus foram para a assembleia para dedurar ao DITADOR Flávio).

    2. O diretor que mais apertar o professor (com faltas, ameaças, arrogâncias, piadas e outras coisas desse tipo, ganhará R$10,00 por cada ação).
    Obs.: O professor do município está obrigado a trabalhar na pressão, ameaçado até com o olhar dos diretores e ai daquele que der um pio, pois a caneta escorrerá em papel feito manteiga! SOCORRO! Nós professore do município estamos pedindo ao SINDICATO para ver essa situção melhor, pois estamos numa luta justa e lógica, só que ameçado pelo PREFEITO FLÁVIO. Muitos estão com medo de participar dos movimentos pois a ORDEM é baixar a RIPA no PROFESSOR e com isso o PREFEITO tentará jogar os PAIS, contra os professores, principalmente quando a Ana Santos disse: Não acredito FLÁVIO que um simples SINDICATO irá manobrar a educação do nosso município. Olha, ele já é mau e sendo incitado dessa maneira como não ficará? Por favor, como SINDICATO, verifiquem essa situação e denuncie a justiça, ah! JUSTIÇA!

    3. Hoje 24/11/11 não houve aula no Padre João Penha Filho por que caiu o forro de PVC das salas. Quando será reposto esse dia?
    4. Será DESCONTADO a falta de cada PARADA MUNICIPAL, tudo de uma só vez! SOCORRO!

    _PERGUNTA: Onde estava esse dinheiro a ser gasto só agora na EDUCAÇÃO? Promotoria, SOCORRO!

    ResponderExcluir
  2. Quem diz sim a educação? Quem é contra a censura e a opressão? Quem vai continuar protestando e lutando a favor de Macau e contra o descaso do senhor prefeito F.F.V.? \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

    ResponderExcluir